2020: um ano de reconexões
O nariz, por alguns instantes, deu lugar a máscara. A pausa da atividade presencial se fez necessária! Por várias vezes, respiração profunda para oxigenar uma mente em ebulição atrás de novos caminhos no Novo Normal. Não foi fácil, confessamos! Mas, ao mesmo tempo, oportunidades surgiram nas novas conexões.
Invadimos as casas dos nossos Especialistas e nos permitimos conectar de forma virtual. Foram aproximadamente 320 horas de gravação, interação e estudos a uma velocidade de conexão ultra mega gigantesca, para, em muitos casos, aguçar a escuta ativa, a sensibilidade e a percepção do outro.
Podemos dizer que este foi um período de ressignificar vidas e relações. Para o Projeto Especialistas da Alegria foi assim, nós nos reinventamos. E, ao mesmo tempo, aproveitamos a oportunidade para reforçar nossas relações como coletivo e nos capacitar enquanto profissionais.
Fizemos vários treinamentos, fortalecemos os laços entre os integrantes do grupo e, mesmo virtualmente, nos mantivemos conectados aos pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores do hospital. Frio? Monótono? Nem um pouco! Nossa alegria, nosso afago e o carinho de sempre deram o ritmo de nossas conversas.
Todos os desafios serviram para a evolução de cada voluntário e podemos dizer que estamos prontos para retomar as atividades presenciais em 2021 com as normativas e adequações necessárias. Ainda assim, se esta for a necessidade, nos manteremos firmes e focados virtualmente, pois conectar pessoas faz parte da nossa essência.
De janeiro a março de 2020, as atividades aconteceram normalmente, de forma presencial, quatro dias da semana, fazendo as visitas no hospital. Eis que chegou a pandemia. E aí?! Como ficamos?! Foi preciso reinventar a nossa maneira de levar alegria aos pacientes. Vieram, então, as gravações de vídeos e as escalas de atuação passaram a acontecer no formato on-line. Na mesma frequência do formato presencial, começamos a nos encontrar virtualmente. Foram várias semanas de produção de vídeos, conversas ao vivo por chamadas de vídeo com pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores, além de criação de conteúdos e formações. O mais desafiador disso tudo? Adequar as nossas atividades a este novo cenário.
E conseguimos!
DEPOIMENTOS
Os 25 palhaços mantiveram a rotina de trabalho, com toda a qualidade e organização características do grupo. Como agora levam a alegria aos pacientes de forma on-line, contam com a ajuda dos profissionais de saúde para que todo o conteúdo chegue ao hospital. “Nós recebemos as mensagens do grupo e levamos para os pacientes. Seja pelo celular, pelas TVs disponibilizadas nos quartos e enfermarias, vale de tudo para oferecer alegria a quem está ali, em tratamento e à espera de dias melhores. É um carinho a mais e todos adoram. Isso deixa o dia de todos melhor, tanto dos pacientes, como o nosso.”
Dr. Luiz Sérgio Alves Batista
Hospital Erasto Gaertner
Passe o mouse nos nomes
para conhecer os palhaços.
QUEM SOMOS
AGRADECIMENTOS
Ahhh, quanta coisa aconteceu desde que nos encontramos! Como o nosso trabalho cresceu e nos possibilitou levar alegria a tantas pessoas que nem imaginávamos. Tudo o que planejamos neste ano aconteceu de forma adaptada, graças à confiança de vocês em nós. Com o patrocínio e/ou apoio de cada um, promovemos saúde através do bem-estar, contribuímos com a humanização hospitalar e facilitamos o acesso à cultura. Garantimos também os sorrisos do nosso público e dos nossos voluntários.
PARCEIROS
Realização
Apoio
Patrocínio